O individuo e a sociedade
Sabemos bem que o indivíduo está totalmente ligado a sociedade em que se vive, pois nascemos dentro de um grupo onde teremos os mesmos traços sociais compartilhados por outros membros, e assim seremos aceitos entro deste grupo a qual pertencemos.
O conceito de socialização tem como analisar que o indivíduo criança, aprende a viver em uma sociedade, desenvolve sua capacidade e se torna um membro do grupo a qual pertence, mudando assim a forma de agir, sentir e pensar como os membros deste grupo. Os principais agentes desta socialização são: as famílias, a escola, os meios de comunicação em massa e etc..., mas por outro lado o indivíduo dentro do mecanismo de socialização, não adquire personalidade própria, mas não se tornam iguais, apenas compartilham certas atitudes que identificam o grupo que pertencem.
A vida em sociedade é baseada em relações sociais que se estabelecem a partir das suas posições, cargos enfim em qual lugar ocupa na sociedade, tendo como nome status. É isso que difere as personalidades, pois adquirem certos destaques e acabam sendo copiadas. Um exemplo disso é o herói, pois ele reflete muito sobre a própria sociedade.
A relação entre o indivíduo e a sociedade envolve mecanismos e processos que as vezes as pessoas não percebem, sendo ele a perspectiva que se cria de um certo individuo , com isso acabando com a base que se cria da sociedade, pois ela só será avaliada pelo indivíduo a frente e não pelo que ela realmente é.
Neste tema temos como conceitos fundamentais: * Grupo Social: Grupo de pessoas que pertencem à mesma sociedade e que se relacionam para alcançar objetivos comuns e dos mesmos interesses. * Grupos de Referência: Grupo social que serve de modelo de comportamento e de atitudes ao longo da vida, podendo ter tanto um papel negativo, como um papel positivo. * Herói: Símbolo positivamente sancionado de personalidade. * Papel Social: Comportamento esperado de quem possui certo status na