O individuo e a sociedade
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho acadêmico: uma proposta para formatação e uso de normas acadêmicas O Indivíduo e a Sociedade
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Ciências Sociais, do curso de Administraçao, da Faculdade Anhanguera de Matão.
Prof. Joana Carolina
|Josiane Pereira dos Santos |1106274032 |
MATÃO – SP
09 de outubro de 2011
Trabalho acadêmico: uma proposta para formatação e uso de normas acadêmicas O Indivíduo e a Sociedade
1. Introdução O texto fala da importância em compreender o papel da escola para o processo de socialização do indivíduo. Estudos vêm mostrando que a escola desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social incidindo na compreensão que as crianças têm do mundo social e suas particularidades.
2. O papel da escola no processo de socialização A socialização é a interação necessária para o desenvolvimento através do qual o indivíduo satisfaz suas necessidades e assimila a cultura ao mesmo tempo em contrapartida, a sociedade cresce e desenvolve. Esse processo inicia-se com o nascimento e permanece ao longo da vida ao passo que com o aprendizado e a interação social vai se moldando sua personalidade e sua cultura. Observa-se o avanço na tecnologia nos meios de comunicação e exatamente neste momento vemos a família e a escola exercendo um papel importante na consolidação deste processo de socialização. A escola é determinante para o desenvolvimento social infantil e consequentemente no decorrer de toda vida. É na escola que se constrói parte da identidade, nela se adquire os modelos de aprendizagem, de princípios éticos e morais, depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro. Um dos objetivos mais importantes do processo de