O Inconsciente
"Para muitos o Inconsciente é uma questão de fé." Profa. Karla Daniele
O Inconsciente (Ics) é algo intangível, parte de uma percepção que transcende os nossos sentidos. Ele está mas não se encontra.
A partir da leitura do texto de Freud, não só entendemos que tudo que é reprimido encontra-se neste arcabouço chamado Inconsciente, bem como, o que está reprimido um dia pode vir à tona, ou seja, emergir para o Pré-Consciente (Pcs) e posteriormente para o Consciente (Cs).
Podemos dizer que o Inconsciente é um lugar de difícil acesso, o Ics está além do nosso controle, pois pode aflorar sem que tenhamos dado para isso.
O Inconciente é o porão da nossa existência, onde guardamos todos os acontecimentos bons e ruins, além de nossas tendências e desejos, muitas das vezes reprováveis social e culturalmente. Este material armazenado pode nos surpreender de forma agradável ou não. Quiçá, possamos afirmar que embora não conhecido, esteja aí aquilo a que possamos nos referir como um "cantinho todinho meu”.
De uma forma esquemática, temos o Ics, Pcs e Cs, como um sistema independente, onde o Ics atua sobre o Cs, através do Pcs. Numa cadeia de comandos o Ics está acima na hierarquia, o Pcs como um Consultor que diz o que deve ou não ser aflorado e o Cs como o executor final, o operário.
Este sistema tem uma sintaxe própria, cada componente com a sua própria maneira de agir.
O inconsciente é um ser dentro do nosso ser, sem regras ou mesmo limites. "Nós só o conhecemos da maneira como ele se manifesta." Profa. Karla Daniele.
As nossas lembranças latentes quando são consideradas apontam para a existência do Ics. Latência é tudo aquilo que está guardado e não percebido.
Já bem antes de Freud havia uma pequena noção de que havia algo além do que chamamos por Consciente.
E onde se encontra o Ics? O caminho a ser percorrido para encontrá-lo está justamente nos nossos lapsos, atos falhos, o sonho e os sintomas. É o que Freud chamou de Lacunas,