O Impossível
A HISTÓRIA DO FILME “O IMPOSSÍVEL”
ALUNO: EVERTON SILVA COSTA
GUANAMBI-BA
2013
A HISTÓRIA DO FILME “O IMPOSSÍVEL”
O longa “O Impossível”, é uma produção europeia entre Espanha, França e Itália, sob a batuta do diretor catalão Juan Antonio Bayona. O filme narra o drama de uma família espanhola – no filme, britânica – que resolve passar o feriado do natal na Tailândia no ano de
2004 e que é surpreendida no dia 26 de dezembro pela maior tsunami registrada na história, que atingiu a costa sul da Ásia deixando mais de 230 mil mortos.
Uma história real.
A história real de uma família espanhola surpreendida na tsunami que devastou as costas da
Indonésia, Tailândia, Malásia, Índia e Sri Lanka em 2004, é um testemunho de Maria Belon e
Enrique Alvarez e seus três filhos.
“Você e eu não vamos morrer”, foi a primeira frase que articula Maria Belon, que na época tinha 39 anos, para acalmar o pânico de seu filho mais velho, 10 anos, quando ambos estavam sozinhos após a parede de água “tsunami” fazer a travessia de um lado para o outro no primeiro andar do hotel onde estavam hospedados. Enquanto isso, cerca de 700 metros de distância, seu marido, Enrique Álvarez, conseguiu sobreviver agarrando-se a uma árvore, temendo ser o único sobrevivente da família, depois que os mares revoltosos lhe arrebataram seus dois filhos mais novos, com idades entre oito e cinco anos, que conseguiram escapar de uma onda gigante que ultrapassou sete metros de altura. Dias depois, milagrosamente se reuniram em um hospital, e depois de cerca de oito anos contam a sua história através do cinema. Tudo começa quando a produtora Belen Atienza, que ouviu a história da família Alvarez Belon na rádio, chegou lavada em lágrimas aos estúdios. Contou a todos o que ouvira e o realizador disse "Temos de fazer um filme disto. É uma história emocionante".
Na primeira exibição pública do filme “O Impossível” em Setembro de 2012, a família Alvarez
Belon