O impacto dos media na Politica Externa no p s guerra fria
1. Globalização pós Guerra Fria
2. Evolução do papel dos Media
3. Impacto dos media na Politica Externa e na Diplomacia:
4. Conclusões Finais
5. Bibliografia
1. Globalização pós Guerra Fria:
Com o fim da Guerra Fria, para além das mudanças politicas; como o fim da época bipolar e o surgimento dos EUA como Potencia Hegemónica, podemos observar grandes mudanças também nos meios de comunicação, o que levou a transformação do papel dos media dentro da sociedade internacional, estas mudanças foram consequências quase que directas do fenómeno da Globalização. A Globalização é vista como um fenómeno dinamizador e condicionador das sociedades nas suas várias dimensões, um movimento que conta com uma multiplicidade de actores, quer governamentais, quer não-governamentais. Esta complexidade atinge todas as áreas das da Sociedade Internacional e acaba por reconfigurar o ‘’status quo’’ dos Estados.
No pós Segunda Guerra assistimos ao surgimento de inúmeras organizações intergovernamentais e de organizações não-governamentais internacionais o que levou a uma mudança na infra – estrutura das interacções globais, os Estados deixam de ser os únicos actores nas Relações internacionais para dividir o palco das decisões com esses novos organismos.
Com o desmantelamento da URSS, a introdução do capitalismo na China, o desaparecimento das fronteiras ideológicas e económicas e com a subsequente absorção das antigas potências comunistas pelo mercado internacional, foram abertos os caminhos para uma acelerada globalização económica e cultural, todos esses factores contribuíram para o aumento da complexidade nas relações entre os Estados.
Mas um dos maiores impactos na posição dos Estados veio com a Revolução das Comunicações; o surgimento de um novo meio de comunicação, o mais completo já concebido pela tecnologia humana: a Internet. O primeiro meio a conjugar interactividade e a massividade – adquirindo o mesmo alcance da televisão, mas com a possibilidade de que todos