O impacto do crédito no crescimento do pib
| |
RESUMO
Este trabalho tem como proposta analisar as formas de crédito utilizadas no Brasil, sua classificação, evolução e como essas formas de crédito aceleram ou desaceleram o Produto Interno Bruto (PIB). Através de pesquisa bibliográfica foi possível perceber que a relação crédito/PIB se manteve estável por um período de tempo considerável, e que o aumento do crédito principalmente para pessoa física, acelerou consideravelmente o crescimento do PIB e fez com que as instituições bancárias se adequassem a esse novo quadro.
Palavras-chave: crédito, pessoa física, PIB.
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o Brasil demonstrou um grande crescimento na demanda por crédito, principalmente por pessoas físicas. O desenvolvimento da economia, a queda do desemprego, a melhor distribuição de renda, o controle da inflação, a baixa ou estabilidade da Taxa Selic, contribuíram para que as pessoas físicas utilizassem da facilidade do crédito oferecido pelas instituições financeiras e tomassem estes recursos. Ainda neste período a inadimplência, isto é, o percentual dos devedores que não cumprem com seus compromissos, baixou demonstrando que a população está liquidando suas operações de crédito. Sendo assim, este estudo se faz relevante já que menciona os produtos e serviços de crédito oferecidos no Brasil, principalmente para pessoa física, o crescimento do volume de crédito nas últimas décadas e como o crescimento do crédito afeta o Produto Interno Bruto (PIB).
2 O CRÉDITO
O conceito de crédito pode ser analisado sob diversos pontos de vista. Algumas instituições financeiras acreditam que crédito seja o ato de deixar um determinado valor à disposição para ser tomado como empréstimo ou financiamento, sendo firmado um compromisso de pagamento futuro.