O Impacto das Doenças Pneumocócicas e a Importância da Introdução da Vacina Conjungada 10-Valente no Brasil
4647 palavras
19 páginas
ARTIGO DE REVISÃOO Impacto das Doenças Pneumocócicas e a Importância da Introdução da Vacina Conjungada 10-Valente no Brasil
Bárbara Venturoti Costa, Diego Paiva Moulin, Fernanda Dalapicula Amorim, Filipe Caires, Isabella Rocha Baggieri, João Victor Scardini Moreira, Kalina Furlani Loss, Livia Auriemma, Mariana Ferber Pereira Coelho, Nathália Moulin Coelho Lima, Rafael Avelino Marins, Thaís Bragatto Almeida e Silva e Thaís Soares Marins
RESUMO
INTRODUÇÃO: As doenças pneumocócicas têm elevada incidência e letalidade. Além disso, as infecções virais têm alto risco de evoluírem para complicações bacterianas, como otite, sinusite ou pneumonia. Dessa forma a imunização contra a doença pneumocócica deve ser iniciada precocemente, a partir de dois meses de idade, uma vez que grande porcentagem dos casos se concentra nessa faixa de idade.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática de 10 artigos à respeito da vacina pneumocócica conjugada 10-valente, utilizando bases de dados como Scielo, Pubmed e Medline.
RESULTADOS: Após a introdução das vacinas pneumocócicas houve uma redução da incidência das DPI’s, número de consultas, hospitalizações e mortalidade por doenças respiratórias, além de uma diminuição no consumo de antibióticos. Apesar de o custo da vacina conjugada ainda ser bastante alto, em comparação com o de outras vacinas, deve-se considerar que a pneumonia mata muitas crianças e que as meningites por pneumococo e outras DPI’s são responsáveis por grande número de mortes e seqüelas em crianças. O investimento realizado na inclusão desta vacina no calendário oficial é muito mais rentável em relação aos custos de tratamento de patologias que possam vir a surgir secundárias à infecção pneumocócica.
CONCLUSÃO: A introdução da vacina pneumocócica 10-valente foi de suma importância e acarretará na diminuição da incidência da doença pneumocócica, juntamente com a diminuição no número de internações causadas pela mesma.
PALAVRA-CHAVE: “doença