O impacto da tecnologia no processo de ensino aprendizagem em surdez
"O Impacto da Tecnologia no Processo de Ensino Aprendizagem em Surdez"
Bruno Filipe Abreu Monterroso
Carla Maria de Lemos Tavares Pereira Março de 2008
ÍNDICE
1.
1.1. Introdução
Enquadramento histórico
3
2.
2.1. O ouvido humano
Surdez - Definições e classificações 7
8
3. 3.1. 3.2. 3.2.1. Escola Inclusiva
Tecnologia no processo de ensino
Adaptações Tecnológicas no Ensino Especial
Adaptações Tecnológicas no âmbito da deficiência auditiva 9
10
11
12
4. INTEGRAÇÃO SOCIAL?
5. ESCOLA INCLUSIVA
6. CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA 1. Introdução
1.1. Enquadramento histórico
A história da pessoa com deficiência acompanha a história da humanidade, sendo moldada mediante aspectos sociais, a religião, os valores e as ideologias, dos diferentes padrões culturais nos contextos.
Nas sociedades primitivas os deficientes eram mortos ou abandonados, sendo o infanticídio uma prática frequente, nesta época, perante esta realidade, visto que estas pessoas eram consideradas impuras e/ou possuidoras de espíritos malignos. Por este facto eram consideradas um temor religioso.
Na época clássica, as atitudes da sociedade face às pessoas com deficiência passava pelo seu abandono nas florestas, caso de Atenas, ao aniquilamento nos desfiladeiros, caso de Esparta.
Na Idade Média, por outro lado, eram frequentes os apedrejamentos ou a morte nas fogueiras da Inquisição das pessoas com deficiência que eram mesmo consideradas como possuídas pelo demónio.
Aristóteles considerava que as pessoas surdas eram socialmente inadaptáveis, por este facto não poderiam participar activamente e construtivamente no meio social. Esta forma de pensamento perdurou durante vários séculos. Os deficientes auditivos era confinados à clausura dos seus lares por vergonha e medo.
A primeira escola para deficientes auditivos surgiu no