O impacto da diversidade
Aceitar e gerenciar a diversidade é um desafio gerencial. A preocupação na maioria das empresas é lidar com a diversidade em idade, raça e sexo. Os Estados Unidos tem conseguido lidar com questões de raça e sexo há mais de uma década. As práticas de negócio e as premissas sociais que orientam os negócios na Ásia, por exemplo, foram promovidas como a “maneira asiática”. O papel da família estendida nos negócios e a importância atribuída á fidelidade, em vez de mérito e do desempenho, acrescentam mais uma dimensão á diversidade das abordagens. Mesmo quando as multinacionais operam suas próprias subsidiárias, lidar como diferenças em abordagens torna-se fundamental para a formação de um vínculo comum entre gerentes de todo o mundo.
Os gerentes precisam separar a cultura das práticas de negócio do país. Até a crise na Ásia, as práticas de negócios asiáticas com base no nepotismo e no capitalismo baseado no favorecimento de amigos eram vistas como maneira asiática e diferentes das práticas de negócios ocidentais. O conflito de culturas é bastante óbvio . O que deveria fazer uma multinacional? Acredito que os gerentes em empresas multinacionais tenham de manter o foco em sua cultura gerencial e sistemas de valores como distintos das práticas de negócio ocidentais.
Os gerentes devem separar componentes das práticas de negócios das crenças éticas e no país. O sistema de valores constituído pelo compartilhamento, pelo trabalho em equipe, pelo respeito ás diferenças e pela identificação com as metas comuns significa que a socialização de todos os associados em uma cultura gerencial comum está emergindo como elemento fundamental de capacidade competitiva de grandes empresas. Os sistemas de valores, claramente expressados e rigorosamente cumpridos , constituem um elemento de gerenciamento.
Os produtos de cuidados pessoas certamente adotam a sofisticação, a base de conhecimentos e a necessidade de experimentações clínicas que foram o foco