O Iluminismo
O Iluminismo, também conhecido como ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou toda Europa no século XVIII. A França foi o país onde o iluminismo se mostrou mais forte. Esse pensamento surgiu da burguesia, que na época tinha acumulado muitas riquezas, mas não tinha poder político. O nome “iluminismo” vem da ideia de que os filósofos desse período deveriam iluminar a população com o racionalismo. Era uma oposição ao período medieval, onde as pessoas eram guiadas pela superstição e seguiam cegamente os ideais propostos pela Igreja. Assim, eles diziam que estavam na “Idade das Luzes” em oposição à “Idade das Trevas” que foi o período da Idade Média. O pensamento iluminista vai embasar vários movimentos sociais e políticos pelo mundo, como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Francesa, as independências na América Latina.
Crítica social (antigo regime)
Oposição ao pragmatismo da Igreja
Oposição às características medievais
Liberalismo político, jurídico e econômico
Liberdade de expressão
Igualdade entre os homens
OBS: Mesmo fazendo diversas críticas à Igreja, os iluministas não eram ateus. Eles apenas queriam poder interpretar racionalmente as coisas da natureza. Assim, Deus era o “Grande Arquiteto do Universo”. Ele seria o criador de tudo que existe e teria dado ao ser humano a dádiva de pensar e interpretar livremente seus atos, ou seja, se Deus era a expressão máxima da razão, os seres humanos deveriam ser também racionais.
Os Pensadores Iluministas
John Locke (1632 - 1704)
Obra: Ensaio acerca do Entendimento Humano
Filósofo inglês considerado o precursor do Iluminismo. Teorizou sobre o que seriam nossos direitos naturais, ou seja, os direitos que temos ao nascer, que são pertencentes a todos os seres humanos e são inalienáveis, ou seja, que ninguém pode nos tirar. Esses direitos seriam:
Vida
Liberdade
Propriedade
Locke dizia que a propriedade era um direito natural, pois os frutos do trabalho de cada