O Iluminismo
Prof: Janete Flor de Maio Fonseca
Período: 2º Período
Pólo: Alterosa
Tutor Presencial: Geisa Gomes Silva e Claudiane Maria de Oliveira
Tutor a distância: Daniele Monica Lima
Alunos: Cláudia Valéria de Oliveira Alves – 13.1.6472
Data: 05/01/2014
A educação em Rousseau. Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 1712. Sua mãe morreu no parto. Viveu primeiro com o pai, depois com parentes da mãe e aos 16 anos partiu para uma vida de aventureiro. Ao chegar a Paris, ficou amigo dos filósofos iluministas e iniciou uma breve, mas bem-sucedida carreira de compositor. Em 1756, já famoso por seus ensaios, Rousseau recolheu-se ao campo, até 1762. Foram os anos em que produziu as obras mais célebres (Do Contrato Social, Emílio e o romance A Nova Heloísa), que despertaram a ira de monarquistas e religiosos. Viveu, a partir daí, fugindo de perseguições até que, nos últimos anos de vida, recobrou a paz. Morreu em 1778 no interior da França. Durante a Revolução Francesa, 11 anos depois, foi homenageado com o translado de seus ossos para o Panteão de Paris.
Na história das ideias, o nome do suíço Jean-Jacques Rousseau se liga inevitavelmente à Revolução Francesa. Dos três lemas dos revolucionários - liberdade, igualdade e fraternidade, apenas o último não foi objeto de exame profundo na obra do filósofo, e os mais apaixonados líderes da revolta contra o regime monárquico francês, como Robespierre, o admiravam com devoção.
No seu tempo ele criticava a Educação por ser muito racional, técnica e impositiva. Rousseau chamou a atenção dos sábios da época ao tratar a criança como criança, compreendê-la em seu mundo e não como um pequeno adulto defeituoso. O conceito de primeira infância para Rousseau radica-se no principio pedagógico de respeito pelo mundo da criança. Rousseau antecipa de forma romanceada e intuitiva, muitas teses e muitos princípios da psicologia e da sociologia infantis. Rousseau antecipou, de forma intuitiva