O idoso e a tecnologia
‘’ Para os idosos, os avanços tecnológicos com sua inevitável dependência trouxeram impactos importantes. O acesso à informática e à internet, por exemplo, facilitou o processo de comunicação. Assim, o idoso reduziu seu isolamento e aprimorou suas relações interpessoais através do contato com parentes e amigos em um ambiente de troca de ideias e informações. ‘‘.
(http://www2.uol.com.br/vyaestelar/mentenaterceiraidade_novas_tecnologias.htm)
De um lado temos idosos que estão incluídos neste meio tecnológico e fazem parte das centenas de milhões de pessoas no mundo que estão conectadas. Por outro lado, temos idosos que ainda não se adaptaram com essas novas tecnologias.
Muitos tem dificuldade em aprender devido ao declínio motor e físico da idade avançada.
Hoje em dia há diversos equipamentos para auxiliar os idosos diariamente, fazendo assim com que muitos entrem na era digital.
‘’ Na Alemanha, um programa de assistência tecnológica aos idosos, desenvolvido por um hospital local, chamado SmartSenior, foi testado com sucesso no ano passado. Tablets, controles e relógios especiais foram utilizados para auxiliar idosos não só com a medição de exames regulares importantes para a manutenção de suas saúdes, como também para lembrar o horário de remédios, compromissos ou mesmo informar que saíram de casa sem desligar as luzes ou trancar as portas. O resultado dos exames é enviado diretamente para uma central e, com o auxílio de câmera e da internet, o idoso pode consultar um medico sentado no sofá de sua casa. ’’
(http://www.respostassustentaveis.com.br/blog/tecnologia-para-idosos/)
‘’ Um idoso com Alzheimer