o homem
Políticas para a educação pública: direito e gestão
Nesta unidade, trataremos das políticas para a educação brasileira, adotadas pelo Governo federal, desde 1989, bem como suas escolhas, sua relação com o Banco Mundial, com o Fundo Monetário Internacional - FMI e com os empresários nacionais e internacionais.
Experimente fazer uma pesquisa sobre o Consenso de Washington em um sistema de busca da internet. Por exemplo: www. scholr google.com.br .
Em 1989, em Washington, nos Estados Unidos, realizou-se um evento com os governos e ministros de vários países capitalistas desenvolvidos para decidirem o que fazer com aqueles cuja economia crescia num ritmo muito lento. Os governos e ministros que participaram do evento discutiram um conjunto de medidas que foram propostas e assinadas com o compromisso de aplicá-las em seus países. O evento ficou conhecido como Consenso de Washington. O Brasil esteve presente com os seus representantes e assinou o documento com as medidas a serem implementadas.
Então, quais são as medidas que estavam no documento que o Brasil assinou? Algumas delas: privatizar empresas estatais, abrir portos para exportação e importação de produtos e mercadorias, permitir a entrada de bancos e várias empresas multinacionais, permitir a liberdade comercial e econômica, conter os investimentos no campo social, permitir que os juros ficassem altos para atrair os investidores externos, reduzir a presença do Estado na oferta dos direitos sociais, favorecer a liberdade para a circulação de capitais externos para entrar e sair do país sem atropelos e prejuízos e realizar as reformas: tributária, da previdência, do judiciário, do Estado e da educação.
O Tratado NorteAmericano de Livre
Comércio (North American
Free Trade Agreement) ou NAFTA é um tratado juntando Canadá, México e Estados Unidos da
América numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O