O homem e o Stress
Palavra utilizada pela primeira vez em 1936, no Canadá, pelo cientista Hans Selye da Universidade de Montreal. Este termo advém da física, onde estresse significa o interjogo entre uma força e a resistência que produz.
Definição
Estado de desequilíbrio orgânico em resposta a influências ambientais. É uma resposta de adaptação de nosso organismo ante qualquer situação, passando a ser um mecanismo inato de auto-preservação.
Características
Qualquer situação que desperte emoção, seja essa boa ou má e que exija mudança, passa a ser chamada de elemento estressor ou fonte de estresse.
Funcionamento
O estresse é o sal da vida e sem ele seríamos desiludidos e desmotivados.
Existe o estresse causado por estímulos negativos (distress) e causado por estímulos positivos (eustress). Ambos são prejudiciais quando ocorrem em demasia, pois nos levam a exaustão.
Curiosidades
O estresse sempre existiu com o homem. Nossos ancestrais pré-históricos apresentavam respostas de estresse diante de qualquer situação ameaçadora, como por exemplo, diante de tempestades e de animais ferozes. Nas lutas e nas caçadas ... No entanto, esses homens não se estressavam, pois davam respostas naturais, lutando ou fugindo, transformando o problema.
Mas hoje em dia, as reações de luta e fuga passam a ser inadequadas e somos forçados a desenvolver nossa capacidade de adaptação de forma incongruente a que fomos biologicamente preparados.
Fontes comuns de Estresse
Meio Ambiente : barulho , trabalho , exigências , trânsito , prazos , etc.
Corpo : acidentes , doenças , crescimento , envelhecimento , falta de exercícios , distúrbios do sono , etc.
Pensamentos e Emoções : medos , idéias , sofrimento , impressões , sensações , etc.
Mecanismo Físico de