O homem e o caminho da dominação
O trabalho sempre aparece para o homem como seu paraíso e seu inferno, como a construção do seu ser. Para ele se adaptar e sobreviver na natureza, teve que passar por algumas tarefas:
1. LIBERAÇÃO DAS MÃOS: O homem teve que deixar de usar as mãos como auxilio de locomoção, tanto em terra, como em árvores. Livres as mãos desenvolveram firmeza e habilidades para outras coisas, além de desenvolverem habilidade para se equilibrarem apenas sobre as pernas. As mãos passaram a manipular objetos que pudessem ser uteis para atividades posteriores, dos objetos da natureza.
2. PRODUÇÃO DE LINGUAGEM: O homem criou a linguagem por causa da necessidade de traduzir o meio que o rodeia, a natureza, e a relação com seus semelhantes, registrar as experiências de vida, a sua cultura, e para isso teve acontecer o desenvolvimento cerebral.
3. DESENVOLVIMENTO DO CERÉBRO HUMANO: Pra o desenvolvimento deste, é preciso que ele seja bem nutrido, por isso a dieta dos hominídeos foi através da dieta carnívora. Os índios acreditavam que se comessem a carne do inimigo, o espírito guerreiro inimigo seria acrescentado ao espírito do guerreiro que o comesse.
Com o passar dos anos os índios foram morrendo por causa dessa prática, por que começaram a contrair a doença chamada priônica que é uma doença que provoca a alteração no código do DNA.
PENSAMENTO, EXISTÊNCIA E DOMINAÇÃO
O homem passa a trabalhar com o cérebro e deixa de trabalhar a mão livre, começa a pensar antes de agir. Ele começa a pensar para saber como agir quando as adversidades viessem para a sua sobrevivência.
NATUREZA, PROIBIÇÃO DE INCESTO E RECIPROCIDADE
A dominação da natureza esta relacionada com o trabalho humano, pela elaboração dos instrumentos, como caça e pesca. Esta veio juntar-se a agricultura e também a fiação e a tecelagem, a elaboração de metais, a olaria e a navegação. Já com os comércios aparecem as artes e as ciências. Das tribos saíram as nações e os Estados.