O homem e o animal
Robson Mendes Soares
Estudo dirigido de Filosofia
O homem, a cultura, trabalho, alienação e o conhecimento.
Serra 2012
1- 0 que significa: “O mundo do animal é um mundo sem conceito”.
R: O mundo do animal é um mundo sem conceito, pois eles desde a história europeia são considerados como seres sem razão. O filósofo Aristóteles os considerava como seres inferiores. Por eles não possuírem o logos¹, o que nos diferencia deles, os animais não são capazes de expressar cognictivamente os fenômenos e nossa linguagem.
2-Como os autores relacionam tempo e linguagem.
R: Os seres humanos e os animais possuem formas distintas de estabelecer tempo e linguagem, por mais que uma relação de cognição mútua possa se estabelecer, ainda assim existe uma limitação entre as espécies. Os seres humanos podem categorizar e estabelecer conceitos sobre o tempo com o uso da linguagem, Os animais só se estabelecem no tempo a partir do agora e no que seu instinto pede no momento.
3-Qual é o significado das histórias que relatam as transformações de seres humanos em animais?
R: A relação histórica que mantivemos com os animais, proporcionou muito medo e imaginação, Mitos e contos, que exerce uma tentativa de compreendê-los e responder questões sobre eles e também estabelecer os costumes, cultura e coerção social. A mitologia grega é riquíssima de grandes monstros, maldições, transmigrações da alma que foram essências para ele estabelecerem sua cultura. Assim, desde as grandes civilizações até as pequenas, esse papel é assumido tendo ainda resquícios até hoje na nossa sociedade contemporânea.
1-O Logos (em grego λόγος, palavra), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heraclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico