O HOMEM E A SOCIEDADE
•Vemos no filme, a mensagem à respeito da possibilidade de urgir novos movimentos autocráticos, como os organizados por Hitler e Stalin, onde todas as decisões são tomadas por um único ser, que detém o poder absoluto sob uma nação, que por sua vez aceita tudo de bom grado.Onde o personagem principal(o professor) , planeja ministrar a semana de disciplina eletivas com o tema anarquia. Porém, o diretor acaba por lhe dar um tema diferente do abordado e agora ele terá que lecionar o tema autocracia. Como forma de improviso, o professor decide dar uma aula diferente do convencional .A primeira forma aplicada na sala de aula é o poder através da disciplina: para isto o professor exige que mantenham a postura ereta, que se levantem quando dirigirem-lhe a palavra, assim como lhe tratarem somente pelo sobrenome. Também exige que as perguntas e respostas sejam breves e objetivas.
•
• Antropologicamente a cultura foi definida como “um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.
•Todos passam a gostar da brincadeira, afinal todos falam a mesma língua e todos sentem fazer parte de um todo maior. Logo a segunda forma é aplicada: o poder através da União. Então criam um nome para o grupo, Die Welle (Em português, a onda), um símbolo, um cumprimento padrão e um estilo de vestimenta: calças jeans e camisas brancas.Os alunos começam a fazer do grupo um estilo de vida e levam a experiência para fora da escola. Passam a ajudar qualquer um que ostenta o símbolo do grupo, começam a pregar a filosofia e o estatuto