O homem e a natureza
A) Conhecimento sensorial: Conhecimento sensorial esta ligada a interpretação individual do ser, com sentimentos imediatos com a capacidade de apreender realidades sensórias, tais com cores, odor, movimentos, paladar, temperatura, som, etc.
B) Conhecimento intelectual: Conhecimento intelectual é o conjunto de conhecimento, ele vai alem da aparência, o conhecimento intelectual pode até utilizar o conhecimento sensorial como base, mas “tem por resultado a produção de conceitos gerais, abstratos, definições universais, relações ideais.”
C) Conhecimento popular: Saber popular é o conhecimento do povo, um conhecimento sobre os fatos. No decorrer de nossas vidas, vamos acumulando experiências, vivencias,são experiências casuais, fragmentadas sem uma analise critica, Saber popular é aquele que nasce da tentativa do homem para resolver os problemas da vida no cotidiano.
D) Conhecimento científico: O conhecimento científico é o resultado de pesquisas cientificas, o saber científico desconfia de tudo e vai muito além das aparências ele se caracteriza por ser objetivo; independente de opinião pessoal é válido em todos os tempos e lugares. Quantitativo, porque é medido, é expresso em linguagem matemática. É homogêneo por buscar leis gerais de funcionamento dos fenômenos. Generalizador; reuni individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critério de medidas, mostrando que possuem a mesma estrutura. Diferenciador; não reúne nem generaliza por semelhanças aparentes. Só estabelece relações causais depois de investigação árdua e comprovações que as justifiquem, rompe com a magia, porque apresenta explicações racionais para os fatos ou fenômenos, resulta do trabalho de investigação.
Questão 2
As concepções de ciências: Podemos destacar três como as principais concepções de ciências ou idéias de cientificidade, a racionalista que se estabelece da antiguidade grega até o final de século XVII, vê a ciência como um