O homem um ser social: socialização, grupos e tipos de grupos e seus apsctos
1356 palavras
6 páginas
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANASE SOCAIS APLICADASFACULDADE SÃO LUIS/ESTÁCIO
CURSO DE ADMINISTARÇÃO
DANIELEURBANO
EMELY GOMES
GISELE PAIXÃO
RAQUEL SILVEIRA
SÃO LUIS-MA
2013
Trabalho apresentado ao curso de administração da Faculdade São Luis como requisito parcial para obtenção de nota do 2º bimestre da disciplina de Psicologia.
Prof ª Waleska Barros.
São Luis
2013
SUMARIO 1. INTRODUÇÃO 2. INÍCIO DA VIDA SOCIAL 3. GRUPOS SOCIAIS 4. O DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DA VIDA EM GRUPO 5. FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO HUMANO 6. HOMEM SOCIAL 7. SOCIALIZAÇÃO 8. PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO 9. TIPOS DE PROCESSOS SOCIAIS 10. SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA 11. SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA 12. O PAPEL DA SOCIALIZAÇÃO 13. CONTATOS SOCIAIS 14. AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES 15. TIPOS DE GRUPOS 16. A NATUREZA DOS GRUPOS DE TRABALHO 17. CINCOETAPAS PARA FAZER PARTE DE UM GRUPO 18. GRUPOS FORMAIS 19. GRUPOS INFORMAIS 20. MOTIVAÇÃO HUMANA 21. FATORES QUE ALTERAM COM A PASSAGEM DO TEMPO. 22. CARACTERISTICAS PESSOAIS QUE INTERFEREM NA VIDA ORGANIZACIONAL E VIRCE-VERSA. 23. CONCLUSÃO 24. REFERENCIAS
1- INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade o homem já vivia em grupos, por ser um animal dotado de uma irreprimível tendência à vida em sociedade. E com o passar do tempo tem vivido em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos. É a partir do começo da vida em sociedade, até a influência que o homem tem sobre os grupos no qual está inserido é que vamos abordar neste trabalho, a ponto de mostrar os aspectos individuais e coletivos da importância da vida em grupo.
2-INÍCIO DA VIDA SOCIAL
“O homem é por natureza um animal social”
Aristóteles
O Homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo, tendo a necessidade de pertencer a um determinado grupo social.
3-GRUPOS SOCIAIS
É a forma básica de associação humana, onde existe