O Homem : Trabalho e Participação no quadro geral do Desenvolvimento Organizacional
Trabalho e Participação no quadro geral do Desenvolvimento Organizacional
O Homem Como Um ser Social. Há aspectos facilitadores ao considerarmos o homem como um ser de relações sociais bem como barreiras , bloqueios, omissões .
O processo de socialização tende a direcionar a vontade e os valores do individuo que desde de sua infância incorpora normas e valores vigentes na família , na sociedade , estabelecendo funções instrumentais e aprimorando – se dos fatores condicionantes de uma sociedade .
As relações estabelecidas no ambiente de trabalho tendem a estar associadas a experiências de vida, isso significa que a conduta é caracterizada por um conjunto de aprendizado que afetam sistematicamente as interações sociais e profissionais , mantida no contexto do trabalho . Desta forma o operário , o auxiliar de escritório , o chefe , o diretor são representantes de diferentes categorias sociais .
Homem e Trabalho : Relações interpessoais e pontos de conflitos
Percebe-se que trabalhadores de diferentes categorias profissionais manifestam distintos graus de insatisfação diante do trabalho que realizam . Essa insatisfação denotam conflitos entre o homem e o resultado decorrente do trabalho .Relação normalmente marcada por conflitos não resolvidos entre os indivíduos .
Estudos sobre motivação tem assinalado a importância dos aspectos ambientais, e de expectativas diante do trabalho como representantes da qualidade de vida. Informações trazidas pela sociologia tem contribuído para a compreensão do fenômeno qualidade de vida . Estas ciências trazem como proposta e compreensão do homem e dos grupos sociais .
Sistemas da comunicação
As relações interpessoais
A dinâmica dos valores pessoais e ou grupais
O contexto organizacional vigente O habitat vivenciado pelos indivíduos e grupos
Desta maneira torna evidente a interdependência entre o fenômeno qualidade de vida e os fatores presentes em realidade social .
A qualidade de vida