o homem progride com a historia ?
O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma maneira; é então que os mais adiantados ajudam os outros a progredir, pelo contato social. O progresso moral segue sempre o progresso intelectual, pois é a sua consequência, mas não o segue sempre imediatamente.
O progresso intelectual pode conduzir ao progresso moral com a compreensão do bem e do mal, pois então o homem pode escolher. O desenvolvimento do livre arbítrio segue- se ao desenvolvimento da inteligência e aumenta a responsabilidade pelos seus atos.
A Explicação que alguns povos mais esclarecidos, são porque, o progresso completo é o alvo a atingir, mas os povos, como os indivíduos, não chegam ele senão passo a passo. Até que tenham desenvolvido o senso moral, ele pode servir-se de inteligência para fazer o mal. A moral e a inteligência são duas forcas que se equilibram senão com o tempo.
O pensamento, que é o aspecto mais determinante e preponderante de nossa espécie, continua sendo o mesmo desde o começo dos tempos. De nada adianta evoluirmos em termos tecnológicos, políticos e sociais, quando tudo isso não está ao alcance de todos, como se justifica que exista medicina para combater diversas doenças e as pessoas estão morrendo por falta de atendimento adequado, quando lhes negado o direito de tratar?... Como justificar que exista tanta fome e sede, quando nossa tecnologia nos permite chegar até a lua? Tudo acontece de forma desigual. E por conta de nutrirmos um pensamento desigual quanto a nós mesmos é que não conseguimos progredir em termos de mentalidade social. Enquanto o homem não aprender a cuidar do próprio homem, nossa evolução será apenas por fora, mas o progresso tão almejado vai continuar "emperrado" dentro de nós...
Trabalho
De
Sociologia
Nome : Nathalia Vetore Castilho nº28 1ºC