O homem foi criado perfeito ou puro?
O homem foi criado puro, mas com possibilidade de pecar, por causa da liberdade que Deus deu a Ele. Quando Deus criou o homem, Deus o criou um ser livre. A capacidade de escolha foi concedida à humanidade a fim de que o homem pudesse desenvolver o seu caráter.
Foi criado perfeito, pois Deus nunca faz algo que não seja perfeito. Mas não entenda perfeição como impecabilidade. Ser perfeito não significa ser impossível pecar, mas ter a capacidade para não fazê-lo. Isso ele poderia ter feito “não pecar”.
Como o homem pode ser perfeito?
Deus criou um mundo perfeito, um homem perfeito e o colocou num jardim perfeito que se chamava jardim do Éden. Nesse lugar o homem desfrutava de plena comunhão com Deus. O homem não adoecia nem morria. Sem sombra de dúvidas, o homem estava no melhor lugar do mundo. Entretanto a Escritura nos afirma que a desobediência trouxe desdobramentos terríveis para a humanidade. Como consequência da queda, o pecado entrou na raça humana e causou estragos desastrosos. Sendo assim, com a entrada do pecado na criação de Deus, o homem que havia sido criado perfeito e santo, tornou-se um pecador injusto.
Quando Deus fez o homem, lemos na Escritura Gn. 1.26-27, que Ele o fez a Sua Imagem e Semelhança. Nesse momento, neste exato momento em que o homem foi criado, ele era PERFEITO. Provavelmente exalasse dele um brilho forte, que demonstrava sua perfeição e sua santidade. O homem foi criado para ser perfeito, puro e maravilloso. "Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções" (Eclesiastes 29). Deus deu ao homem todo poder sobre as coisas criadas (céu, terra e mar). Através da ciencia, a tecnología, podemos ver o poder dominante do homem. O homem com esse poder e sabedoria, deu nome a todos os seres viventes da terra. Era um conhecimento intuitivo. O homem era perfeito em todos os aspectos: físico, moral e