O Historiador Tem O Trabalho De Contar E Escrever Historias
Essa forma de trabalho se torna difícil, pois, ao fazer essas entrevistas, cada relato será diferentes um dos outros, muitas coisas serão verdadeiras, mas, muitas outras será o entrevistado que aumentará ou contará de acordo com o deseja. Por isso cabe ao historiador juntar cada relato, definir os pontos que se encacham e escrever a sua historia.
Porém, muitos desses relatos vão contar uma mesma historia, porém diferentes. No filme, Narradores de Javé, mostra o trabalho que um pesquisador tem para escrever a historia de um pequeno povoado chamado Vale de Javé. O problema começa quando engenheiros querem construir uma barragem no local e transformar o vale em uma represa e isso fará com que todos os habitantes fiquem desabrigados.
Então, os moradores têm a ideia de escrever a historia das origens do vale e tentar transformar o povoado em um patrimônio histórico, só assim para não destruírem suas casas e tudo mais que lá existia. Para isso tinha que haver alguém para escrever a mão os relatos dos habitantes. O único que sabia escrever bem, e consequentemente o único apeto a fazer esse trabalho era Biá, um morador cujo ninguém gostava, pois para salvar o emprego nos correios e, como ninguém receia cartas, começou escrever e mandar para cada pessoa que lá vivia.
Biá começou a pesquisa, ouvindo morador por morador e cada um tinha uma versão diferente da historia da cidade ou ate mesmo contava historias que não tinha muito haver com o assunto. Acabou acontecendo dele não conseguir terminar o livro no prazo e a cidade foi inundada e