O HINDUiSMO
Por Hinduísmo, entendemos um conjunto ou mosaico de religiões e filosofias; de mitologias e regras diferentes e até, por vezes, contraditórias. Dentro do Hinduísmo, permitem-se núcleos contrários de crenças e sistemas opostos de filosofias, desde que não rejeitem abertamente a autoridade das escrituras védicas. Para ser hindu é necessário aceitar as escrituras védicas e participar, por nascimento, da estrutura social.
Essa é a principal religião da Índia, onde conta com mais de 500 milhões de adeptos. O sistema social hindu está baseado em regras e costumes que regem as relações entre os grupos sociais. O sistema de castas é um sistema hierárquico no qual os grupos sociais diferenciados carecem de igualdade e não têm os mesmos deveres, nem os mesmos direitos e privilégios. O Hinduísmo apresenta algumas características, embora não estejam presentes em toda parte: respeito da antigüidade e da tradição; fé na autoridade dos livros sagrados; permanência do sistema de castas; confiança nos guias espirituais, os chamados gurus; crença em sucessivas reencarnações.
O JUDAÍSMO
O judaísmo é a mais antiga das religiões Abraâmicas. Tem Abraão como seu profeta, e Sarah como símbolo da mulher ideal. Tem na base de sua crença a vinda do Messias. Hoje em dia, alguns adeptos do Judaísmo acreditam no Messias como um ser divino, mas a maioria o vê como uma “era divina”, um tempo de paz e fraternidade. Outros vêem a criação do estado de Israel como o cumprimento da profecia: o neto de Abraão – Jacó - teria tido doze filhos, que deram origem às doze tribos de Israel.
A maioria dos judeus está nos EUA e em Israel, nação criada para eles pela ONU em 1948. Além de formarem uma religião, formam também um grupo étnico historicamente muito unido entre si. Os judeus sofreram grandes períodos de perseguições. Na Idade Média, eram mal vistos por toda a parte e acusados de terem matado Jesus. No Renascimento, foi proibido que possuíssem terras; daí a conhecida