O Guia Completo da Gravidez.
Pedreiras/MA
2014
O Guia Completo da Gravidez
É necessário apenas duas células para dar origem a uma nova vida, e após nove meses da junção delas se transformam em um novo ser humano.
A origem do laço materno surge na fecundação das duas células na mãe após a fixação no colo do útero.
No ato da ejaculação do homem são aproximadamente lançados entre 200 a 400 milhões de espermatozoides no colo do útero, mas nem todos conseguem chegar ate o útero da mãe. Apenas um espermatozoide consegue atingir este meta, pois ao penetrar a membrana pelúcida do ovulo ele se fecha totalmente impedindo a entrada de um novo espermatozoide. Assim ele tem todas as informações necessárias para dar origem a uma nova vida.
Assim após a fecundação o zigoto formado segue agora para a parede do útero, onde ira se fixa. Em questão de dias as células se dividem e dando assim uma nova estrutura para o bebe.
Após o final da terceira semana, a cabeça e a porção caudal do embrião se fundem dando origem a uma nova fase. O cérebro começa a se formar. Ao final da quarta semana a mãe começa a suspeitar de estar gravida.
Na quarta semana ocorre uma explosão de comandos para que todos os órgãos comecem a ser desenvolver. O primeiro órgão a se desenvolver é o coração, após o coração o segundo órgão a se desenvolver é o fígado.
O embrião com menos de 14 gramas já tem um sistema circulatório independente da mãe, a placenta tem o papel de manter as duas circulações separadas, onde tem o papel de retirar os nutrientes necessários para suprir o bebe e também eliminar os desejos desnecessários.
O cordão umbilical liga embrião a placenta, e também o que liga a mãe ao filho.
Com sete semanas o embrião tem cada vez mais uma aparência humana, e o corpo da mãe realiza suas adaptações já notáveis.
Após isso ocorre uma transformação no embrião ele passa do estagio embrionário para o estagio do feto, que se