O guarani – josé de alencar
2.1. Característica do Romance:
* Forma literária: prosa romântica * Gênero literário: narrativo (há também trechos épicos e líricos). * Espécie literária: romance histórico, antes de ser indianista. * Escola literária: Romantismo. * Estilo literário: * Exagero imaginativo, * Liberdade de criação e mistura de gêneros, * Historicismo e valorização da pátria. * Presença do índio, * Linguagem: Metáforas simples e claras, retiradas da natureza, * Imagem romantizada da Idade Média (período feudal) * O homem era cavaleiro e cavalheiro * Vassalagem amorosa: ênfase na pureza feminina, * Valores burgueses (honra, dinheiro, moral) * Vitória do Bem sobre o Mal, * Pessimismo (influência Byroniana)
“N’o Guarani derrama-se o lirismo de uma imaginação moça, que tem como a primeira rama do vício da exuberância; por toda a linfa, pobre de seiva brota em flor ou folha.” (José de Alencar)
2. Ambiente/ Espaço
Florestas do Sudeste brasileiro, sobretudo as que ficavam mais próximas da cidade do Rio de Janeiro. O espaço é o planalto fluminense, a Serra dos Órgãos, às margens do rio Paquequer, afluente do rio Paraíba. A ação principia e termina tendo como cenário o Paquequer; o rio afluente, "desse rei das águas", o Paraíba.
3. Tempo
O romance é situado no século XVII,1604, época colonial (domínio espanhol).
“[...] quando a cidade do Rio de Janeiro tinha-se fundado havia menos de meio século e a civilização não tivera tempo de penetrar o interior.” Daí a exuberância e o exotismo da paisagem natural.
O romance é narrado em tempo cronológico, mas são introduzidos cortes no tempo com a inserção de “flash-backs”, porque a trama não se desenvolve em tempo linear, ou seja, na ordem cronológica dos fatos (relação de causa e efeito). As idas e vindas do presente para o passado eram necessárias, pois tinham o intuito de apresentar informações