O grupo de educadores psican lise
A proposta do grupo de educadores é contribuir para a apropriação de suas funções e melhorar o vínculo com a instituição e com as crianças.
Fernandes (2003, p.44) diz que o vínculo se refere tanto ao mundo interno quanto a relação com a sociedade, e Zimerman considera os vínculos como elos de ligação intra, inter e transpessoais, sempre acompanhados de emoções e fantasias inconscientes.
Grupos
Como definição de grupo, Oliveira (2002, p.88) cita requisitos sugeridos por Zimerman, que são: reunião de no mínimo 3 pessoas e o número máximo não pode comprometer a comunicação verbal e visual; existência de regras ( dia, hora, local, papéis funções e uma tarefa comum); há dois planos de funcionamento, o consciente e o inconsciente, onde ocorrem as transferências e as resistências; deve haver interação afetiva entre os integrantes, que leve a identidade grupal.
Tápia (2002,p.113), cita Yalom ao dizer que o grupo pode oferecer experiências únicas tanto em nível emocional como intelectual; na percepção da resolução de conflitos; na aceitação grupal; no auto aprendizado e autoavaliação de suas fantasias.
Para Fernandes (2002, p.64), os fenômenos grupais conscientes e inconscientes mostram ser uma oportunidade de trabalhar as relações interpessoais na instituição, através de holding e rêverie, que posteriormente podem ser utilizados em outras relações.
Grupo operativo
Criado por Pichon-Rivière, o grupo operativo tem por objetivo o desempenho de uma determinada tarefa, a integração do grupo e o progresso dos participantes e da equipe. (Zimerman, 2002, p.63).