O Grande Servo
“Julguei, todavia, necessário mandar até vós a Epafrodito, por um lado meu irmão, cooperador e companheiro; e, amigo de lutas; e, por outro, vosso mensageiro e vosso auxiliar nas minhas necessidades; visto que ele tinha saudade de todos vós e estava angustiado porque ouviste que adoeceu. Com efeito, adoeceu mortalmente; Deus, porém, se compadeceu dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Por isso tanto mais me apresso em mandá-lo, para que, vendo-o novamente, vos alegreis, e eu tenha menos tristeza. Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse.” Filipenses 2:25-29
Paulo foi o fundador da igreja em Filipos, na Macedônia, em sua segunda viagem missionária.
Paulo se dirigia para Bitínia; quando o Espírito de Deus em sonho; mostrou-lhe um Macedônio dizendo: “ Passa em Macedônia e ajuda-nos.” E assim entendeu que o Espírito de Deus o chamava a fazer missões naquela região.
Foi Filipos, a primeira cidade da Macedônia, que recebeu a pregação do evangelho. Foi muito difícil o trabalho de implantação da igreja naquela cidade.
A primeira pessoa a se converter na cidade foi Lídia, vendedora de Púrpura; depois o carcereiro e sua família quando Paulo e Silas estavam presos.
A despeito de todas as dificuldades, o trabalho se solidificou com tribulações, perseguições, e muitas resistências ao evangelho.
A igreja de Filipos cresceu sadia, amadurecida cheia de homens e mulheres de Deus. Lideres fortes, verdadeiros servos do Deus Altíssimo.
De Filipos saiu Epafrodito, Evódia, Síntique e Clemente, reputados como coluna da igreja.
Certa feita eles receberam a noticia que o missionário e fundador da igreja, o apóstolo Paulo, que estava preso e passava necessidade em Roma. Alguns irmãos tiveram a disposição para levantar uma oferta e enviá-la a Paulo.
Mas, quem iria enfrentar os obstáculos de uma viagem tão longa e levar esta oferta?
Epafrodito, um dos lideres