O grande mestre
Técnico em Segurança do Trabalho
O Grande Mestre
Ana Flávia Pereira dos Santos
Prof.: Ramon Ribas
Higiene do Trabalho
Turma 12
Prédio II
Maio, 2013
Montes Claros, MG
Virtudes:
O interessante neste filme, além dele ter sido baseado na história de vida do Mestre Ip, é que apesar das adversidades da vida, ele nunca se deixa abater. Vemos como é importante ter a família sempre unida (como no início do filme, eles em refeição e depois em outra cena, passando a tarde juntos), se dando força e enfrentando os problemas juntos, mesmo nas situações difíceis, como depois da invasão dos Japoneses, quando a esposa dele está doente, o mostra a dando ‘comida’ na boca. E também quando ele está saindo para trocar um relógio por um saco de arroz, ela o chama e o coloca um casaco, pois estava muito frio. Ajudar o próximo, sem esperar retorno por isso, quando o seu amigo o propõe sociedade na fabrica de algodão, ele doa todo o dinheiro necessário e diz: ‘depois você me paga’, mesmo sabendo que o amigo não teria como paga-lo. A humildade do Mestre Ip, está presente em todo filme, cenas como quando ele vence a luta com os dez japoneses e ganha muitos sacos de arroz, e pega apenas o arroz que o amigo, Liu ganhou, e entrega à família, mostra que ele não lutou para ganhar a arroz para o seu sustento e sim, levar o que seu amigo tinha ganhado para a família, pois passavam por necessidades, o que fazia o Mestre Liu ir ali todos os dias, lutar para tirar o seu sustento.
É um filme pra família, daqueles que depois que acaba, te deixa pensando. Gosto muito de filmes assim, que te fazem refletir sobre a sua própria vida e analisar se está tomando as decisões certas.
Resenha: Na primeira parte, mostra a vida de Ip Man em seu cotidiano. Ele é herdeiro de uma família rica, por isso não trabalha. Seu tempo é dividido entre seu filho, sua esposa e o