O Grande Islã
FACULDADE DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
O GRANDE ISLÃ
ADRIANA BRANCO CORREIA SOUTO
LÍVIA ARAGÃO MACHADO
NILÓPOLIS
2008
UNIABEU-CENTRO UNIVERSITÁRIO
FACULDADE DE HISTÓRIA
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
TURMA: 322
O GRANDE ISLÃ
ADRIANA BRANCO CORREIA SOUTO
LÍVIA ARAGÃO MACHADO
Trabalho apresentado como exigência Parcial para a VC 2 do curso Licenciatura em História da UNIABEU – Centro Universitário, sob a orientação do professor Ronald Apolinário da disciplina História da Ásia.
NILÓPOLIS
2008
SUMÁRIO
Introdução
Capítulo I – Divergências e Convergência no Reino Árabe.
Capítulo II – Aparato Legal nos Império Omíada e Abácida.
Capítulo III – As heranças deixadas pelo Islã.
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Maomé nasceu em Meca, uma aldeia da Arábia Ocidental, por volta do ano 570 Dc. Sua família pertencia à tribo dos coraixitas, embora não a parte mais poderosa. O Islamismo nasceu da revelação a um homem, no escuro da noite, num simples e obscuro lugar... Hoje séculos depois, este homem é um reconhecido como profeta inspirado por deus e têm seu nome mencionado por milhões de pessoas em suas orações diárias, o conteúdo daquela e de outras divinas revelações formam o conteúdo orientador religiosos destas mesmas pessoas, e os arredores daquele simples lugar formam um dos centros de peregrinação mais visitados em todo o mundo.
Após começar a divulgar suas revelações, pouco a pouco Maomé tornou-se influente, agregando em torno de si um grupo de fieis, fato que complica seu relacionamento com as famílias tradicionais, que adoravam diversos deuses e tinha um cosmo visão totalmente diferente da apresentada por ele.
Por fim sua posição torna-se difícil ao ponto de o profeta deixar Meca em direção à região que maior tarde seria Medina. Essa