O Grande Irmão
A sistema econômico vigente é o socialismo. Quando George Orwell, escreveu o livro, ele queria alertar sobre a possibilidade do fanatismo crescente de diversos modelos de pensamento (fascismo, socialismo, comunismo) pudesse levar a sociedade a um sistema totalitario. A filosofia vigente neste estado é a do IngSoc (o que seria a abreviação para socialismo inglês). Existem quatro órgãos reguladores, o que seriam quatro ministérios. The ministry of Love, que cuida das prisões, espionagens e torturas; Ministry of Truth, que cuida da propaganda, falsificação de documentos históricos e esconder a verdade da população; Ministry of Peace, que cuida da guerra; e Ministry of Plenty, que cuida da produção de materiais, na verdade serve para manter a fome e a miséria na população.
Neste livro o autor revelou algumas coisas bem interessantes que estamos presenciando hoje. Seria o suposto serviço de espionagem do Estados Unidos o Grande Irmão da vida real?
Winston, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão (Big Brother), a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel.
Não, não é uma referência ao Pedro Bial. No livro, o Grande Irmão tenta controlar tudo com olhos que vigiam as pessoas. Tá, parece o Pedro Bial, mas estamos falando de um outro Big Brother que está tentando nos monitorar: Barack Obama.
O grande irmão está te vendo!
Edward Snowden, um ex-analista de inteligência americano, vazou documentos que revelam registros de ligações telefônicas lá fora e acesso a servidores de empresas de internet.
O analista também divulgou práticas de espionagem