O grande desafio
Tolson, um professor revolucionário de visão política radical, busca em um grupo de alunos, uma equipe competente para participar de debates entre outras universidades.
Eram através desses debates, sempre com temas sociais, que eles protestavam, lutavam contra a desigualdade, as humilhações, a violência que os negros sofriam naquela época.
O professor demonstrando ser um líder exigente, autoritário e desafiador, treinava, orientava e incentivava a sua equipe a terem determinação e persistência para nunca desistirem de seus direitos.
Eles começaram a vencer e receber convites para vários debates, e de um deles houve a exigência de que ocorresse em terreno neutro, para que eles não pudessem entrar na Universidade de brancos. Tema do debate: “Os negros frequentarem as mesmas escolas que brancos”. E o grupo de Tolson venceu. Mas o professor tinha um grande objetivo, debater com a Universidade de Harvard.
Tolson, por ser comunista, paralelamente promovia reuniões em segredo com um grupo de trabalhadores rurais e arrendatários tentando convencê-los a se aliarem a uma criação de um sindicato, que os ajudariam a ganhar espaço na sociedade. Essas reuniões foram descobertas, os participantes foram agredidos, o professor foi perseguido e preso.
Essa atitude causou grande impacto, mobilizando os alunos, integrantes de suas reuniões e o próprio diretor da universidade, que por sua vez negociou com o xerife a liberdade do professor.
A prisão de Tolson acabou refletindo no andamento do grupo e dando inicio a uma decisão crucial: “Quem seguirá seu líder? Quem dará o voto de confiança?”.
E ele perdeu um de seus integrantes, o que teve medo de enfrentar a oposição, correr o risco!
Algumas universidades cancelaram os debates. Houve alguns conflitos entre o grupo, mas eles tinham um professor com muito poder em suas palavras, que não os deixou desistir, mostrou-lhes