O Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) E A Reforma do Estado Brasileiro
Percebemos que o Estado Marxista é um processo socialista que visa à superação do capitalismo tornando a sociedade mais igualitária e justa assim chamada de comunista. Anulando as propriedades privadas elas se tornariam um bem comum e as riquezas seriam distribuídas por igual a toda sociedade deixando de concentrar na mão de uma minoria acabando com a divisão de classes sociais. Já sobre esta forma de governo o Estado agora representado pelo proletariado toma conta de tudo até mesmo da economia do Mercado para garantir igualdade entre todos os cidadões.
O Estado de Bem Estar Social é forma de regime que sucede o Estado Liberal e que por meio de elaboração de políticas públicas faz o uso da força estatal para intervir nas leis de mercado e assegurar para os seus cidadãos um patamar mínimo de igualdade social e um padrão mínimo de bem-estar. Dessa forma a igualdade passava a valorizar a interferência do Estado para garantir as relações sociais passaram a serem vistas como necessárias e positivas.
Nessa forma de organização, o Estado passa ser o regulamentador da vida social, econômica e política do País.
Contudo, podemos perceber que essas três formas de Estado tanto a Libera, Marxista e o Bem Estar Social procurava uma forma de organizar o Estado e sua economia para que todas as pessoas pudesse gozar dos mesmos benefícios e fossem tratados como iguais sem distinção de classes. Que o Estado exerce seu papel de garantir aos cidadões igualdade e qualidade de vida.