O golpe de 1964
a) o que foi
Foi um golpe militar realizado em 1º de abril de 1964, onde o presidente João Goulart, que tinha um projeto de reformas econômicas e sociais foi derrubado por um golpe militar. Teve início, então, um longo período de ditadura militar, ocorrido entre1964a 1985. Cinco generais-presidentes sucederam-se no poder:
1º Castelo Branco; 2º Costa e Silva; 3º Médici; 4ºGeisel; 5ºFigueiredo
b) Porquê?
Porque as multinacionais; os latifundiários; os chefes militares; os grandes empresários; os grandes órgãos de imprensa e os políticos da União Democrática Nacional que se viam prejudicados pelas reformas econômicas e sociais realizadas pelo presidente João Goulart, queriam tomar o poder e por isso aplicaram um golpe.
c) Consequências
A conseqüência foi a ditadura que cortou o dialogo com a sociedade. Interrompeu o debate nacionalista que buscava solução para nosso atraso. E passou a ditar regras para o país. Para evitar os protestos da sociedade, cassou o direito do voto do cidadão e acabou com as oposições através da censura ou pela violência dos órgãos de repressão policial. Muitos brasileiros foram mortos e torturados. A ditadura passou por cima da Constituição e do Congresso Nacional e atribuiu ao governo militar poderes excepcionais, através dos Atos Institucionais (AI). Análise Sociológica
A ditadura militar é um dos acontecimentos mais marcantes da historia recente do Brasil. Muitas pessoas foram presas, torturadas, e mortas, casas foram invadidas, entre muitas outras violações dos direitos humanos. Até hoje muitos brasileiros não sabem o destino de seus filhos, filhas, maridos, esposas, pais, desaparecidos nessa época por ousarem se opor à ditadura militar.