o globo
Saiba quais as nove frases que os chefes menos gostam de ouvir
Saiba quais as nove frases que os chefes menos gostam de ouvir
Pesquisa do site de recrutamento americano Monster ouviu gestores para descobrir o que os funcionários devem evitar falar no ambiente corporativo
Maíra Amorim
RIO - Gestor, líder, gerente, patrão. Não importa a maneira de nomeá-lo: chefe sempre é chefe. E, no dia a dia, o trato com o superior exige alguns cuidados: falar sem pensar pode trazer consequências negativas. Pesquisa do site de recrutamento americano Monster descobriu as nove frases que os chefes menos gostam de ouvir — e que, por isso, aconselham seus analistas, devem ser evitadas.
A começar pelo popular "Eu não sei" ou o preguiçoso "Isso é impossível". Mesmo que a tarefa requisitada seja, de fato, inviável, existem outras maneiras, no mínimo mais otimistas, de responder. O constrangedor pedido de aumento é outro destaque na pesquisa da Monster. Justificar a solicitação dizendo que precisa de mais dinheiro porque comprou um apartamento ou teve um filho não pega bem.
— Friamente falando, a organização não tem nada a ver com isso — avalia Amanda Oliveira, gerente de Sales e
Marketing da Hays, consultoria especializada em recrutamento e seleção. — Na hora de pedir um aumento, é melhor falar em desejo de crescer na carreira e de ter mais desafios.
Até porque, a grande questão não é o conteúdo, mas a forma com que as coisas são colocadas.
— Não há tema que não possa ser abordado, desde que se pense antes de falar e que se conheça bem o superior em questão — frisa Pablo Aversa, sócio da Alliance Coaching.
Mas conhecer bem não significa, necessariamente, ser amigo: pesquisa da Trabalhando.com, que entrevistou
325 trabalhadores, diz que para 48% a amizade com o chefe pode prejudicar a carreira. Autor do livro "Não tenha medo de gerenciar seu chefe", o americano Bruce Tulgan, em entrevista por e-mail ao Boa Chance, recomenda que essa relação seja, sim,