O Gladiador
1. Qual o motivo das pessoas não permanecerem na agricultura? Porque saem do campo para estudar, e a procura de novas oportunidades em faculdades e os jovens acabam, não voltando mais para a agricultura.
2. Porque há pouco incentivo para as pessoas permanecerem na agricultura? Não há pouco incentivo, falta conhecimento e existem bastantes politicas publica, falta o pessoal conhecer e acessar as políticas públicas, falta conhecimento e instrução.
3. Qual a diferença entre a qualidade, de vida na cidade e no campo? De infraestrutura não tem nenhuma, no interior falta, internet e telefonia rural, falta parceria com as famílias. A alimentação do interior é melhor q na cidade, moradias estão muito melhores no interior q na cidade.
4. Oque a agricultura influencia na vida das pessoas? Na produção de alimentos das pessoas da cidade no interior, influência na saúde das pessoas na qualidade do alimento, no mal uso de utensílios agrícolas.
5. Oque o jovem pode fazer para mudar o êxodo rural? O jovem deve buscar informação sobre os programas que existem para ele e a família no meio-rural. Participar de programas do governo, ter espaço de discussão na família, dar valor aquilo q existe na propriedade e propriamente dar valor a terra.
6. Quantas pessoas vivem em Rodeio Bonito na zona rural e na zona urbana? . População rural= 1.489 . População urbana= 4.254 . População total= 5.743
Êxodo rural e o jovem na propriedade
Encontro debateu sobre sucessão familiar e a importância dos jovens na agricultura
Jovens das comunidades rurais de Seberi participaram dia 18/06/14, 1º Encontro Municipal da juventude e Sucessão Familiar no Meio Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar e Cresol. O objetivo do encontro foi tentar travar o êxodo rural através da preparação das famílias para a sucessão. Pamela revelou que um diagnóstico será aplicado com os jovens e outro com suas famílias, para análise das realidades vivenciadas