O gerente minuto
O livro aborda assuntos interessantes, como a necessidade de fazer elogios aos seus funcionários, o estabelecimento de metas e objetivos de forma bem clara e até a necessidade de fazer repreensões.
Os autores apresentam um tipo de gerente muito diferente dos “padrões”, sendo um gerente extremamente participativo, que estabelece objetivos claros, parabeniza os acertos, corrige eventuais erros e assim faz com que os seus subordinados melhorem seu desempenho.
O processo decorre em 3 etapas, sendo:
1. Objetivo-Minuto – o gerente estabelece objetivos e padrões de desempenho e fornece feedback aos seus funcionários para sentirem-se preparados para finalizarem suas tarefas. Nesta etapa tanto o funcionário quanto o gerente sabem exatamente as metas e os objetivos a serem alcançados.
2. Elogio-Minuto – consiste em “flagrar” os acertos dos funcionários, e parabenizá-los pelo feito correto, dando a eles um reforço positivo, o que com isso irá motiva-los, aumentando assim a produtividade e a satisfação no serviço.
3. Repreensões-Minuto – consiste em repreender o funcionário tão logo o gerente saiba ou veja algo de errado em seu desempenho. O mais importante é deixar bem claro que a repreensão é para o que foi feito de errado e não o funcionário, é importante também deixar bem claro da competência de cada um, nunca desmerecendo o funcionário pelo erro, ou seja, é uma forma de demonstrar os erros do profissional e não o pessoal.
Em suma, os grandes fatores principais ficam a cargo das relações humanas e do rápido