O Genoc dio Palestino

430 palavras 2 páginas
O Genocídio Palestino

Setembro Negro é como ficou conhecido os violentos enfrentamentos entre palestinos e o exército jordaniano. Um período que se estende de setembro de 1970 a julho de 1971, iniciado quando o exército da Jordânia entrou em confronto com as organizações guerrilheiras da Organização para Libertação da Palestina (OLP), então baseadas na Jordânia, visando expulsá-las do país.

Após a Guerra dos Seis Dias, devido aos ataques israelenses, a Jordânia passou a receber milhares de refugiados palestinos, em média 350 mil pessoas tiveram de deixar suas casas e procurar refúgio nos países fronteiriços. Após as derrotas nas últimas batalhas, eles decidiram adotar táticas de guerrilha e terrorismo como o método para atacar os israelenses, e em 1970, pelo menos sete organizações guerrilheiras foram identificadas na Jordânia. Enquanto as ações dos palestinos tinham como alvo Israel, os terroristas foram tolerados e apoiados por Hussein, rei da Jordânia, após algum tempo eles começaram a entrar em conflitos e o rei viu sua autoridade sendo ameaçada, além de sofrer pesadas represálias de Israel. No primeiro semestre de 1970, ele tentou suprimir as atividades da guerrilha, mas em setembro eles já controlavam diversas posições estratégicas do país, além de estarem organizando movimentos como greve geral e campanhas de desobediência civil. Nesse momento era possível perceber a criação de um novo Estado dentro do Estado.

Exército jordaniano em um dos campos palestinos durante o Setembro Negro

Em 6 de setembro de 1970 a Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) sequestra três aviões comerciais e lança uma nova campanha de sequestro de aviões, o que intimida e preocupa o rei Hussein. Nesse momento se deu o estopim para os ataques a palestinos, e em 16 de setembro, sob lei marcial, Hussein deu plenos poderes ao então coronel paquistanês Muhammad Zia-ul-Haq para que acabasse com os guerrilheiros palestinos, e esses foram ordenados a entregarem suas armas e

Relacionados