O Gatekeeper Profissional
PINA, GILBERTO MACEDO
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO - IBGE
AGÊNCIA FINANCIADORA: CAPES
A informação científica e tecnológica é insumo básico para o setor produtivo e, consequentemente para o desenvolvimento de uma sociedade. Assim, tem o profissional da informação, mais que levá-la, transferi-la para amplos segmentos sociais.
A Pequena e Micro Empresa - PME convive com situações muito adversas como, por exemplo, o (in)acesso à informação relevante e a construção de seu significado. Sendo o setor da estrutura produtiva nacional que mais gera empregos, paradoxalmente é o que tem a maior “mortalidade infantil”. Parece clara a necessidade de instrumentos político-operacionais que atenuem esta realidade mórbida. Este trabalho tem como meta trazer subsídios para a construção de um modelo integrativo de transferência de informação para a PME, modelo este que propõe o gatekeeper profissional como agente central no processo de socialização da informação.
Este estudo se enquadra numa perspectiva de Socialização da Informação, sob o ponto de vista do “Projeto Integrado de Pesquisa - Socialização da Informação: desenvolvimento de metodologias para sua efetivação. Estudo aplicado às áreas de Ciência da Informação e de Saúde”1.
Capítulo 1 - Introdução
A (r)evolução tecnológica impulsionada pela microinformática e pelas telecomunicações tem criado um ambiente favorável para uma explosão informacional.
O planeta é cada vez mais abraçado por satélites que “varrem” os quatro cantos do mundo coletando e transmitindo cada vez mais compacta e rapidamente algo a que chamam, às vezes precipitadamente, de informação.
Definir e conceituar informação é uma das preocupações da área de Ciência da Informação. Diversos estudos têm sido desenvolvidos na tentativa de esclarecer, por exemplo, diferenças entre dado, informação e conhecimento.
Na presente