o fututo dos so
No caso do Windows 8, nova versão da Microsoft que ainda nem possui uma versão oficial mas já está chamando bastante atenção, temos a nova interface Metro que é ideal tanto para tablets quanto para desktops que possuem telas sensíveis ao toque. Com seus azulejos flutuantes, o usuário pode ter um acesso fácil aos aplicativos que mais utiliza e tem uma experiência muito próxima à que observamos em dispositivos móveis.
Mesmo o Linux, que sempre teve a fama de ser difícil de se utilizar e restrito a desenvolvedores e usuários avançados, surpreendeu o mundo com a interface Unity que equipa a distribuição Ubuntu. A primeira característica que podemos observar é um menu lateral que traz os atalhos mais comuns e uma dashboard que permite acessar qualquer parte do sistema, sendo uma experiência muito próxima da que vemos em tablets, onde ícones grandes facilitam o uso daqueles que querem experimentar uma tela sensível ao toque.
A Apple, por outro lado, historicamente sempre guardou a sete chaves as atualizações de seu sistema Mac OS X, mas isso mudou na versão 10.8 (Mountain Lion) com a liberação de um beta para desenvolvedores. O motivo? Talvez a forte ameaça que o Windows 8 possa vir a se tornar. Os Macs, diferentemente dos iPhones e iPads, nunca foram muito famosos ou abocanharam uma fatia significativa do mercado de PCs dominado pelo Windows.
Pouco tempo atrás, não tínhamos vários sistemas maduros para escolher. Éramos obrigados a aceitar as atualizações (e preços) impostos pelos fabricantes, e eles não temiam que o usuário pudesse mudar de plataforma. Hoje Linux, Windows e Mac OS X estão bastante maduros e