O futuro dos Índios ( Capitulo VI )
P-207 Iniciaremos o fichamento falando o quanto seria ingênuo da nossa parte ,acreditarmos em um progresso com relação ao homem brasileiro se torna mais tolerante ,a história não marcha nesse sentido ,mas existem motivos reais para que haja uma esperança para os índios ,no decorrer dos anos povos indígenas começam a perceber o aumento das suas populações, esse fato tem influência do homem branco, com o desenvolvimento da medicina ,prevenindo as doenças, e epidemias.
P-208 Algumas doenças como a varíola, sarampo já não matam, além de que a tuberculose e a sífilis são curáveis, aqui observamos que a tecnologia e a avanço da medicina contribuiu nessas comunidades indígenas, assim os índios conseguem usufruir dos benefícios da comunidade brasileira e melhoram sua qualidade de vida, aumentando assim a expectativa de vidas dessas populações, sabemos, porém que a malária ainda mata muita gente no Brasil incluindo os índios, mas hoje quase todas essas doenças são solucionadas devido ao diagnóstico. No entanto não podemos afirma que isso explique a reversão do processo histórico do desaparecimento dos povos indígenas, até por que existem relatos de vários povos que sobreviveram mesmo se ter contatos com os médicos, Os Guató de alto rio do Paraguai, os Ofayé-Xavante do planalto Paranapanema. E não podemos classificar de um atendimento atencioso por que só atendiam índios conhecidos.
P-209 Para podermos explicar melhor isso estava ligado a três fenômenos, o primeiro era aquisição biológica de antígenos contra doenças trazidas do velho mundo, segundo era o caráter biológico, que diz respeito ao fato de que muitas epidemias estão mais ou menos controladas e, por tanto surgem com menos frequência, assim diminuindo a possibilidade de contaminação, algo que podemos observa é que a vacinação em massa e os cuidados com a higiene ajudam a diminuir, o número de casos de doenças. O terceiro é mais especulativo de acordo com o texto esse