O FUTURO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
A previdência social no Brasil sempre foi um tema de muitas discussões e é a principal garantia de todos os trabalhadores.
Além de trazer muitos benefícios para os trabalhadores, ela também tem muitos casos de corrupção e fraudes, que trazem como conseqüência déficits financeiros, fazendo com que o tesouro nacional “esconda” os problemas.
Acredita-se que daqui 30 anos a previdência social não exista mais, devido a esses problemas financeiros, e ao fato de haver poucos contribuintes e muitos beneficiados. Alguns estudos mostram que a expectativa de vida está aumentando, conseqüentemente existem mais pessoas idosas, e essas recebem benefícios. E como a natalidade está diminuindo, existem menos jovens, ou seja, menos trabalhadores contribuindo.
O engraçado é que mesmo com todos os problemas que os trabalhadores passam, como não conseguir receber benefícios, pericias médicas com muita demora e atraso em pagamentos. As pessoas procuram a previdência social, e há quem prefere ficar “parado” para perceber os benefícios.
Estamos numa realidade da tecnologia, alguns pesquisadores acreditam que daqui 30 anos há a possibilidade de todas as pessoas estarem conectadas a internet, em qualquer lugar, sem custo algum. Eles dizem também que existirá uma impressora 3 D, capaz de “fazer” qualquer coisa que sua imaginação quiser. Mas questionamos, se ela será capaz de tudo, a vida não terá custos, pois não precisaremos de mais nada. Nem mesmo a previdência?
São inúmeras possibilidades de fatos que podem acontecer, mas o que podemos ter certeza é, precisamos de organização financeira, pois não sabemos se existirá aposentadoria daqui a 30 anos. O que muitos brasileiros fazem é a previdência complementar, que você pode contribuir com quanto quiser, e dependo de como ela foi feita, depois de determinado período você, regatará uma parte ou todo o valor contribuído.
Isso é uma segurança para quem teme pelo futuro dos trabalhadores.