o futuro da especie humana
Este trabalho procura aprofundar o conhecimento sobre a era glacial. Mostrando o que é a era glacial, suas características e suas consequências aqui no Brasil e na América.
A era glacial
As glaciações (eras do gelo) são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do planeta Terra. Como o próprio nome sugere, são períodos de frio intenso, dentro de uma era do gelo, quando a temperatura média da Terra baixa, provocando o aumento das geleiras (ou glaciares) nos polos e em zonas montanhosas, próximas às regiões de neve perpétua (que nunca derrete).
Atualmente as geleiras ocupam 10% da área total do planeta e a maioria está localizada nas regiões polares como a Antártica e a Groenlândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobria cerca de 32% da terra e 30% dos oceanos.
As primeiras glaciações ocorreram possivelmente há cerca de 250 milhões de anos quando a Gondwana esteve coberta por uma camada de gelo espessa no final da Era Paleozóica. E a última glaciação, chamada de “Wisconsin” (ou Würm, na Europa), terminou a cerca de 18 mil anos de anos tendo durado cerca de 52 mil de anos.
Nos últimos 2,7 milhões de anos (período em que se tem dados precisos), ocorreram em torno de 25 glaciações. Cada uma durou 100 mil anos, com intervalos de 10 mil anos e a última acabou em torno de 8 mil anos atrás. Isso quer dizer que a Terra esteve congelada a maior parte do tempo, desde que os ancestrais do homem surgiram há 2 milhões de anos. Atualmente estamos num período interglacial. Acredita-se que entre 2 mil e 4 mil anos a partir de agora, começará uma nova glaciação e não existe uma teoria definitiva para explicar esses ciclos.
Entre os períodos glaciais há os períodos interglaciais em que a temperatura da Terra se eleva. O período em que vivemos nada mais é do que um interglacial.
A era glacial no Brasil
As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo