O futuro da contabilidade
O objetivo do texto “O futuro da contabilidade” é mostrar para nós que a contabilidade não e hoje como antigamente tudo manual, e sim devido ao avanço tecnológico na área contábil, o avanço expressivo da tecnologia e da ciência, fazendo que os contadores e técnicos se atualizem de acordo com a modernização.
O futuro da contabilidade aponta pra uma maior participação social dos contadores, com maiores exigências no campo cultural. A maior influência na vida social foi talvez no século XX, por causa de muitas e profundas mudanças que deram início a uma nova era na contabilidade que pode ser chamada de “era do conhecimento”.
Essas mudanças aceleraram a conquista científica da contabilidade diante de certas realidades essas são algumas delas: O avanço expressivo das tecnologias e da ciência, entre outros fatores ambientais que passaram a exigir níveis diferentes dos estudos contábeis. Com isso o contador teve que se adaptar a um novo perfil, com mudanças na prática e nas doutrinas da contabilidade.
O Brasil recebeu o direito de fazer tais mudanças e continua sendo um país que cresce na área contábil intelectual, mas muitos problemas existem na questão à formação educacional e na formação de ética profissional. Os contadores precisam ampliar a sua formação cultural humanista. No passado da contabilidade os contabilistas foram os grandes guias de negócios e administrações públicas, eles eram os informantes das situações da riqueza.
Já os profissionais da atualidade têm a missão de saber analisar, conhecer o porque os fatos ocorrem e indicar caminhos para o uso racional da riqueza das células sociais. Hoje em dia com a proliferação cada vez maior de equipamentos como os programas de computadores, os papéis do escriturário passam a ter imensas facilidades.
Com o contabilista participando cada vez mais no ambiente social, sua função não se limita mais em simplesmente informar, eles consideram que a informação é apenas um instrumento