O futuro da Administra o no s culo XXI pesquisa 1 1
Como você imagina o futuro da gestão?
Projete seu pensamento uma ou duas décadas à frente e pergunte-se: Como as empresas mais bem-sucedidas de amanhã serão organizadas e administradas?
Que práticas de gestão novas e heterodoxas irão diferenciar a vanguarda da velha guarda? O que os gestores das empresas líderes estarão fazendo ou não que surpreenderia os líderes empresariais de hoje?
O que será diferente na maneira como as empresas gerenciam a capacidade, distribuem recursos, desenvolvem estratégias e avaliam o desempenho?
Assim começa o novo livro "The Future of Management”, lançado no último trimestre de 2007, pela Elsevier Editora. Em português, o livro chama-se "O futuro da Administração".
Escrito por Gary Hamel, professor de gerência estratégica e internacional na London Business School, ganhador do prêmio McKinsey e consultor de inúmeras empresas, dentre elas a Motorola, Ford, Eastman Kodak, AT&T e Dow Chemical.
Neste novo livro, o autor procura responder a pergunta: o que realmente estimula o sucesso de longo prazo de uma empresa?
Não é a excelência operacional ou novos modelos de negócios, mas a inovação em gestão – novas maneiras de reunir talentos, distribuir recursos e formular estratégias.
No século passado, grandes avanços na “tecnologia de gestão” permitiram que algumas empresas – incluindo General Electric, Procter & Gamble e Visa – cruzassem novos limiares de desempenho, e construíssem vantagens de longo prazo. Ainda assim, falta à maioria das empresas um processo disciplinado de inovação em gestão.
Em O futuro da Administração, Gary Hamel, afirma que as empresas precisam, mais do que nunca, de ousada inovação em gestão. O modelo atual – centrado em controle e eficiência – não é mais suficiente em um mundo em que a adaptabilidade e a criatividade impulsionam o sucesso empresarial.
Prático e profundo, O futuro da administração oferece exemplos de um grupo de elite de pioneiros da gestão moderna –