O Futebol no Brasil
O Futebol no Brasil foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viajar pela Inglaterra, trouxe duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas. Somente na década de 1920, os negros passam a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica.
O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados. O melhor time brasileiro no Ranking Mundial de Clubes da IFFHS atualmente, é o Corinthians, que ocupa a 4° posição. O único clube brasileiro a liderar o ranking mundial da IFFHS por quatro vezes foi o Palmeiras. O Corinthians, é ao lado do Barcelona, o maior campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com duas conquistas.
Segundo pesquisas realizadas, o clube que possui a maior torcida do país e do mundo é o Flamengo, com cerca de 39,1 milhões de adeptos. Logo atrás, o Corinthians é o dono do segundo maior contingente de torcedores, 28 milhões aproximadamente. O São Paulo vem em terceiro, com cerca de 20 milhões, sendo a torcida que mais cresceu no país nas últimas 2 décadas. Outros clubes que ultrapassam a marca de 5 milhões de fãs são, o Palmeiras, o Vasco, o Santos, o Cruzeiro e o Grêmio, com um terceiro grupo representado por Atlético Mineiro, Internacional, Fluminense, Botafogo, Bahia e Sport, com mais de 3 milhões de torcedores e pelo menos 19 clubes no total ultrapassando a marca de 1 milhão de torcedores, segundo pesquisa LANCE-IBOPE realizada