O fubebol sob a otica feminina
449 palavras
2 páginas
O Futebol sob a ótica Feminina“Dizer que mulher não entende de futebol é ter uma visão machista e preconceituosa do assunto”
A mulher na sociedade atual vem desempenhando seu papel de forma equivalente ao do homem, pois ela trabalha fora de casa, muitas vezes é quem provem o sustento da própria família e essa mudança, acarretada pelo desenvolvimento da sociedade, é que vem abrindo novos horizontes no universo feminino. Diante da nova roupagem feminina, dizer que mulher não sabe ou não entende de alguns assuntos é conflitante, pois a sociedade atual leva a mulher amanter-se informada e a participar de tudo que acontece no universo masculino, como por exemplo, o futebol.
Não só porque a época é propícia a falar no assunto, por estarmos em plena copa do mundo, mas porque assim permite a atualidade. O futebol sempre foi tabu para o universo feminino, até mesmo entre as próprias mulheres, mas com a globalização da informação torna-se quase impossível não participar desse meio tão masculinizado. Hoje, vemos a participação delas em estádios de futebol, em casa em frente a televisão, nas rodas de amigas discutindo futebol e até se arriscando a comentar a parte técnica entre elas.
O futebol deixou de ser assunto meramente masculino, nos telejornais o que vemos são comentaristas, jornalistas e outras profissionais do sexo feminino discutindo futebol da forma mais relevante possível e elas agradam, pelo menos tornam o assunto mais interessante e atrativo para os desavisados. Dizer que mulher não entende de futebol é ter uma visão machista e preconceituosa do assunto.
A mulher tornou-se ícone de referência em muitas áreas e podemos comprovar isso não só no entendimento sobre o assunto“futebol” como no meio futebolístico também. Basta citar a jogadora de futebol mais famosa do mundo, mais de uma vez eleita a melhor, quem nunca ouviu falar de Marta? Precursora do futebol feminino no Brasil e no mundo? Então? Já está mais do que na hora de se repensar essa visão machista