O fracasso escolar
A criança com dificuldades de aprendizagem muitas vezes é rotulada, sendo chamada de “ perturbada” ou “ incapaz”.
Através do lúdico o individuo pode brincar naturalmente ,testar hipóteses ,explorar toda a sua espontaneidade criativa .O jogar é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. O jogo não é simplesmente um passa tempo para distrair os alunos , ao contrário , corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual. Estimula a observar e conhecer as pessoas e s coisas do ambiente em que se vive.
Para o aluno os jogos se tornam um interessante e gostoso tratamento já que tem a oportunidade de se aprender brincando.
Os problemas de aprendizagem não são restritos nem a causas físicas , nem a causas psicológicas e nem a análise sócias. Entre as principais causas das dificuldades de aprendizagem e de ajustamento escolar estão as causas emocionais e sócio- econômicas.
Crianças que apresentam o quadro de fracasso escolar atribuem isso a incompetência pessoal ; se sentem envergonhadas, duvidam de si mesmas , tem baixa estima e das demandas da aprendizagem , o que caracteriza esse fracasso.
Profissionais da área educacional, comprometidos com a qualidade da prática pedagógica, reconhecem a importância do jogo como um veículo para o desenvolvimento social ,emocional e intelectual dos alunos.Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente ,testar hipóteses ,explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogo cria uma situação de regras que proporcionam uma zona de desenvolvimento proximal do () aluno.O jogo dramático ,envolve personagens e sentimentos.
A ação ,durante o movimento do jogo provoca espontaneidade.Os jogos proporcionam a criança adquirir o domínio da comunicação com os outros.O jogo seria então a articulação