O fl or texto
O nome flúor foi dado por Andre Ampere e tem origem no latim fluere. Ele depois de ter batizado de flúor resolveu dar outro nome (phothoros), mas o nome flúor já vinha sendo usado por químicos como Humphry Davy que também tentava isolar o elemento, por isso o nome flúor permaneceu.
2 O flúor, é o elemento químico representado pelo símbolo F, está localizado na Tabela Periódica na família 7A, massa atômica 19 e número atômico 9. Elemento do 2º Período, Halogênio e Não metal. Se destaca na Tabela por ser o elemento mais eletronegativo e reativo de todos os elementos, sendo um halogênio que em temperatura ambiente se encontra na forma de um gás amarelo, de cheiro extremamente irritante (F2).
3 Em CNTP, o flúor é um gás corrosivo de coloração amarelo-pálido, fortemente oxidante. É o elemento mais eletronegativo e o mais reativo dos não metais e forma compostos com praticamente todos os demais elementos, incluindo os gases nobres xenônio e radônio. Inclusive em ausência de luz e baixas temperaturas reage explosivamente com o hidrogênio. Jatos de flúor no estado gasoso atacam vidros, metais, água e outras substâncias, que reagem formando uma chama brilhante. O flúor sempre se encontra combinado na natureza e tem afinidade por muitos elementos, especialmente o silício, não podendo ser guardado em recipientes de vidro.
4 O flúor foi concedido com o valor de 4,0 de eletronegatividade. Isso foi definido a partir dos estudos de Linus Pauling que concedeu dissemelhanças de eletronegatividade entre os valores de 0 e 4 e sua densidade é de 1,69g/l.
5 Até ao começo da II Guerra Mundial não havia produção comercial de flúor, tendo sido utilizado nas aplicações na tecnologia dos combustíveis nucleares e foi o elemento chave