O FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM LONDRINA
THE PHYSICAL THERAPIST IN THE FAMILY HEALTH PROGRAM IN LONDRINA, PR,
BRAZIL
Celita Salmaso Trelha1, Daniela Wosiack da Silva1, Lígia Megumi Iida2, Mariana Hernandes Fortes2, Thaíssa de Souza Mendes2 Introdução:
A partir da década de 80, o modelo hegemônico de saúde no Brasil sofreu profundas alterações. Em 1986 ocorreu a VIII Conferência Nacional de Saúde, com participação de representantes de movimentos populares e delegados indicados pelos órgãos institucionais de saúde. Esta conferência influenciou significativamente dois processos que tiveram início em 1987: no Executivo, a implantação do Sistema Unificado Descentralizado de Saúde (SUDS), com a concentração de poder nas secretarias estaduais de saúde e início do desmonte do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS) e, no Legislativo, a elaboração da Constituição de 1988.
Essa constituição ressaltou aspectos fundamentais para a área da saúde, como por exemplo:
* o conceito de saúde entendido numa perspectiva de articulação de políticas sociais e econômicas
* o entendimento da saúde como direito social universal
* a caracterização das ações e serviços de saúde como de relevância pública
*a criação de um Sistema Único de Saúde (SUS) organizado segundo as diretrizes de descentralização com mando único em cada esfera de governo
* a integralidade das ações em saúde
* e a participação popular e a integração da saúde na seguridade social
* Em 1991 foi criado pelo Ministério da Saúde o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), com o objetivo principal de estender a cobertura do sistema único de saúde a populações rurais e das periferias urbanas, priorizando a população materno infantil.
* Em 1994, o Ministério da Saúde cria o Programa de Saúde da Família, emergindo do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
*A estratégia utilizada pelo Programa de Saúde da Família (PSF) tem por objetivo